sexta-feira, agosto 19, 2011

A biblioteca dos mortos vivos

O site http://bsf.org.br, é um site voltado para a a áres de Biblioteconomia, para quem me conhece, sabe que este é  o meu mundo, a bibliotecária aqui está sempre lidando com livros e leitores. Pois bem, repasso aqui um post do bsf sobre A Biblioteca dos Mortos vivos.
A biblioteca do McPherson College acaba de lançar um guia da biblioteca online com 23 páginas em formato de graphic novel, chamado “Biblioteca dos Mortos-Vivos” onde alunos fugindo de um ataque de zumbis no campus se refugiam na biblioteca.
Matt Upson, diretor de serviços da biblioteca, na verdade o único bibliotecário, percebeu ano passado que ele e sua pequena equipe estavam gastando muito tempo respondendo a perguntas básicas sobre o uso da biblioteca.
“Nós não temos todos os requisitos para a divulgação padronizada das informações da biblioteca, e não temos a mão de obra para atender a essas necessidades de forma tradicional, como ir a seminários para calouros”, disse ele. “Encontramos uma grande quantidade de alunos que chegam como calouros e simplesmente não têm a alfabetização de informação que seria de esperar, mas abrindo a porta para eles, fornecendo este cômico guia, apresentando a biblioteca e os bibliotecários de uma forma diferente e oferecendo a eles informações sobre nossos serviços por meio desse recurso, acho que vamos nos livrar de alguns dos nossos encargos “, Upson disse.
No outono passado, ele e Mike Hall, um bibliotecário assistente e aluno em tempo integral da faculdade, começaram a conversar sobre maneiras de promover a literacia da informação. Eles rejeitaram a primeira idéia, um vídeo, porque mais uma vez pessoal (e dinheiro), estavam faltando para produzir “um recurso de alta qualidade.”
Optaram então por uma história em quadrinhos.
A edição online foi publicada em março e a biblioteca mandou imprimir 200 cópias que estarão disponíveis no próximo semestre. O custo total foi de cerca de 1000 dólares, que foi paga com uma pequena subvenção do Centro-Sul Kansas Sistema de Bibliotecas e fundos Miller Library.
—-
lindão
eu tenho uma idéia para um guia de bibliotecas online (um que sirva pra qualquer biblioteca)
quem quiser colaborar, deixa o contato aí nos comentários que eu mando email depois pro brainstorm

Nenhum comentário:

ThunderCats 2011: Conheça os personagens e o resumo da história de cada um!

Mais uma coisa legal que se deve passar adiante, para quem curtiu ThunderCats nos anos 80 agora tem a oportunidade de curtir uma nova versão...